BOM DIA 5 DE OUTUBRO!
COMEMORA-SE
Dia Mundial dos Professores.
Promulgação da Constituição Federal de 1988.
Dia Nacional da Cidadania.
Dia das Aves.
Dia do Boia Fria.
Dia da Micro e Pequena Empresa.
Católicos lembram a Virgem do Caminho (Caminho de Santiago), São Benedito, São Plácido, São Mauro, São João da Penna e Santa Faustina.
BRASIL
1821 — Assinatura da Convenção de Beberibe e expulsão dos exércitos portugueses de Pernambuco, no contexto da Guerra da Independência do Brasil.
1897 — Fim da Guerra de Canudos.
1991 - Inauguração do Jardim Botânico de Curitiba (PR).
2020 — O Banco Central do Brasil lança oficialmente o sistema de pagamentos instantâneos Pix.
MUNDO
1143 — Na conferência de Zamora (ESO) é reconhecida pelo rei Afonso VII de Leão e Castela a independência de Portugal.
1414 — Abertura do Concílio de Constança, que resultou no fim do Grande Cisma do Ocidente.
1582 — Vigora o calendário gregoriano, de acordo com a bula Inter gravissimas do papa Gregório XIII e a Lei dos 10 dias de Filipe I que determinava a reforma do calendário.
1768 — O Marquês de Pombal obriga, por decreto, os nobres portugueses antissemitas com filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas.
FOTO DO DIA
Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho.
“O lançamento da pedra fundamental foi no dia 02 maio de 1917, mas o pároco de Humaitá, padre Raimundo Oliveira (depois prefeito eleito de Porto Velho) reclamou que era muito longe e mandou construir uma capela em outro local (onde depois foi construído o Palácio Presidente Vargas) mas uma ventania derrubou o pequeno prédio”, contava o historiador Abnael Machado.
Houve outra tentativa no mesmo local, mas novamente o prédio desabou, conforme contava o jornalista Euro Tourinho.
Só em 1927 foi reiniciado o trabalho de construção, mas no local onde se encontra, que teria surgido em sonho a dom Irineu Jofely, bispo do Amazonas.
“Àquela altura já estava funcionando, a igreja de São Francisco (Pinheiro Machado com a Campos Sales) desde 1926, mas que não recebia celebrações porque os padres diziam ser muito longe, preferindo realizar no prédio “Vaticano”, da Madeira-Mamoré, onde depois foi construída a sede dos Correios”.
Por - Lúcio Albuquerque – jlucioac@gmail.com
0 Comentários