As obras, de vários artistas plásticos, alertam para palavras de cunho racista utilizadas no dia a dia. Os alunos da Escola Padre Chiquinho foram os primeiros a realizarem atividades no local.
Junto de professores, os estudantes acompanharam uma palestra, visualizaram painéis da exposição e participaram de uma oficina criativa, onde puderam exercitar os conhecimentos obtidos.
“O objetivo é trazer essa temática do racismo sutil, que está sendo trabalhado neste mês da Consciência Negra.
Não trazendo para a questão da cultura, da raça, mas com foco na aprendizagem de algumas falas, algumas expressões que são utilizadas corriqueiramente, mas que historicamente possuem uma carga de preconceito”, explica Joelna Holder, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).
Miguel Brito, estudante da rede municipal de ensino
APRENDIZADO
Professora da turma do 5º ano, Magnólia Santana avalia ser muito importante aos alunos sair do ambiente escolar para compartilhamento de outros espaços onde são debatidos assuntos importantes à sociedade.
“O tema é muito pertinente porque eles veem na televisão, veem os professores falando em sala de aula, mas quando vão a um espaço que debate o assunto, o tema se torna mais atraente”, afirma.
Com apenas 10 anos de idade, Miguel Brito de Souza aprendeu lições importantes com a visita à exposição. “Aprendi que não podemos julgar as pessoas pela cor da pele ou pelo estilo dos cabelos. São atitudes racistas”, afirmou o estudante.
Exposição segue até o dia 21 no Porto Velho Shopping
PARCERIA
Duas frentes de reflexão sobre a Consciência Negra estão sendo promovidas pelo evento. A primeira é a interação dos alunos no ambiente da exposição e a outra acontecerá no próximo dia 25, durante o V Congresso Municipal de Educação.
“Vamos trabalhar uma formação específica para todos os profissionais da educação com relação a conscientização, que trata da história afro dentro do currículo e também sobre o racismo sutil. A ideia é que nossos profissionais mudem esse vocabulário e dentro das nossas escolas a gente já comece a trabalhar isso com as crianças”, explica Gláucia Negreiros, secretária municipal de educação.
MAIS ATIVIDADES
As ações no Porto Velho Shopping seguem até o próximo dia 21, com oficinas e palestras abordando o Racismo Sutil nas Palavras. No dia 20, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, a programação será na Praça CEU, zona Leste, das 15h às 20h. Além de palestras e oficinas, haverá apresentações de capoeira e diversas outras ações.
Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários