A sede da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no bairro São Francisco, recebeu nesta terça-feira (11/6) dezenas de candidatos classificados pelo processo seletivo simplificado (PSS) para a função de Profissional do Magistério – Docência I da Prefeitura de Curitiba.

Foi o primeiro dos quatro dias de contratações temporárias para este PSS. As reuniões continuam nesta quarta, quinta e sexta-feira (12, 13 e 14/6). Foram convocados 995 profissionais aprovados.

A expectativa é que 680 professores assinem seus contratos de trabalho até sexta-feira (14/6). O número de candidatos é maior, devido a possíveis desistências, ausências ou não atendimento aos requisitos exigidos.

Os convocados devem observar o dia e o horário indicados para o comparecimento, conforme o edital. Aqueles que chegam depois do horário são desclassificados.

Todos devem estar atentos à documentação exigida: documentos pessoais, escolaridade exigida para o exercício da função pública, atestado médico comprovando que está apto, atestado e certidões negativas de antecedentes criminais. “Isso é preciso para garantir que o participante não seja eliminado do processo”, explicou aos participantes da reunião o servidor Ricardo Franco de Morais, do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal,

“Estava esperando muito por essa vaga. Minha mãe veio do Rio de Janeiro para ver se daria certo, quero chegar em casa contando ‘olha, estou empregada’”, conta Cristiane Victorino, de 37 anos, enquanto mostra o contrato assinado.

A profissional já tinha sido contratada em outro PSS, de professor de Educação Infantil, quando se mudou para Curitiba para trabalhar na Prefeitura. “Adorei trabalhar aqui pela qualidade de vida e valorização profissional”, diz. “Eu já tinha conferido todos os documentos e estava tudo certinho, então tinha convicção que ia dar tudo certo”, conta Cristiane, que considerou o processo tranquilo. “Agora volto para casa rindo”, brinca.

Lilian Cristina Camargo de Castro, de 49 anos, trabalha há 25 anos como professora em escolas particulares. “Eu gosto do que faço. Os professores são exemplos para os alunos”, afirma. “Eu dou aula em uma escola durante a tarde há 9 anos, estou animada para conhecer a nova escola em que vou trabalhar”, conta Lilian, que pretende atuar durante o período da manhã na Prefeitura de Curitiba.

Ritmo intenso

Uma grande equipe de servidores da Smap e da Secretaria da Educação faz a verificação da documentação para a contratação daqueles considerados aptos. Após análise, eles são direcionados para a assinatura dos contratos de trabalho em regime especial. A escolha de vagas será feita noutra reunião, marcada para o período de 13 a 20 de junho.

Os profissionais do magistério contratados temporariamente terão jornada semanal de 20 horas de trabalho e exercerão atividades de docência em turmas de educação infantil (etapa Pré-Escolar) e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Os contratados substituirão os servidores estatutários que estejam em afastamentos contínuos e os que assumam os cargos de diretor, vice-diretor de unidades educacionais, durante o período que estiverem afastados das atividades em sala de aula.

Mais convocações

Nesta terça-feira (11/6) haverá nova convocação para o PSS de Docência I, para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI). A recomendação aos candidatos é para que acompanhem as publicações, que são feitas no Diário Oficial e no site da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Curitiba