Curitiba deu mais um passo, nesta terça-feira (18/6), para ser uma cidade com emissão zero de carbono. O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel fizeram o lançamento do início dos testes com caminhões elétricos no serviço de coleta de resíduos sólidos e para a coleta seletiva, o Lixo que Não é Lixo. A apresentação dos veículos foi feita em evento no Horto Municipal do Guabirotuba.

A Prefeitura de Curitiba vai testar dois caminhões no serviço de coleta. Um equipado com caçamba coletora de resíduos de 15m³ da Volvo e outro caminhão equipado com baú de coleta seletiva, do Lixo que Não é Lixo, de 23m³ da empresa JAC Motors.

“Esse ato de demonstração dos caminhões para os testes mostra à população que Curitiba pensa na sustentabilidade para o futuro. Estes testes vão durar três meses para que no futuro a cidade tenha uma rede de caminhões elétricos. Essa demonstração aqui no Horto do Guabirotuba, onde são produzidas as flores que embelezam a cidade, mostra como a eletromobilidade é sustentável”, disse o prefeito Rafael Greca.

Um pouco antes, o prefeito também conheceu a nova máquina semeadora do Horto Municipal do Guabirotuba, que vai ajudar na produção de flores da cidade.

Durante o evento, o prefeito também deu uma aula de educação ambiental para as crianças da Unidade de Educação Integral Ayrton Senna da Silva, do Cajuru. Ao lado da Família Folhas, Greca explicou que a sustentabilidade é a busca pela continuidade do mundo.

“Se o mundo for envenenado pelo gás carbônico dos motores a petróleo, como são os nossos carros, o mundo pode sofrer muito com as mudanças climáticas. O mundo está esquentando”, afirmou Greca.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel também falou sobre a importância do início dos testes dos caminhões elétricos na coleta de resíduos urbanos de Curitiba. “Hoje é um dia especial para a Curitiba do futuro. Estamos trabalhando nessa transição energética da nossa coleta de resíduos, com o início dos testes destes dois caminhões elétricos”, disse Eduardo Pimentel.

Os dois veículos se juntam às ações e programas da Prefeitura de Curitiba no enfrentamento às mudanças climáticas, que estão definidas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas – PlanClima. O plano possui a meta de neutralidade de carbono em 2050.

Curitiba também está comprometida em testar veículos elétricos para alcançar metas de emissão zero no transporte de carga, com apoio da Iniciativa Laneshift, do The Climate Pledge, co-liderada pela Amazon e Global Optimism, em colaboração com a Rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática).
Conheça os veículos

Com uma autonomia estimada de 150 km, o veículo da Volvo possui um peso bruto de 22 toneladas, o que representa uma capacidade de carregamento de cerca de 8 toneladas de resíduos em vias urbanas. O caminhão baú da JAC Motors possui um peso bruto de 8,5 toneladas e uma autonomia estimada em 200 km.

Estima-se que o caminhão elétrico compactador da Volvo reduza em cerca de 60 toneladas/ano a emissão de gás carbônico lançado para a atmosfera, comparado a um caminhão movido a diesel. Substituindo a frota de 65 veículos da coleta essa redução somaria em 3.900 toneladas.

Além disso, este veículo conta com avançado sistema de segurança que atende padrões europeus de regulamentação, como radar de detecção de pedestres, alertas sonoros e sistema de desligamento automático de bateria em caso de colisão.

Já com o veículo da JAC Motors, considerando a média de deslocamento de 50.000 km e estima-se que as emissões diminuam cerca de 42 toneladas/ano, comparado com um caminhão movido a Diesel.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ibson Campos, explicou que os testes comprovam o compromisso de Curitiba em seguir as diretrizes do PlanClima no enfrentamento e mitigação às mudanças climáticas. “Esse é um momento muito importante para a cidade. A apresentação desses dois caminhões comprova a visão de futuro de Curitiba e se junta às ações da Prefeitura para que a cidade fique menos poluída”, disse Campos.
Presenças

Também participaram do evento de lançamento do início dos testes com os dois caminhões elétricos para a coleta de resíduos urbanos o diretor de Estratégias da Volvo para América Latina, Alan Holzmann, e o diretor de Assuntos Corporativos, Alexandre Parker; representantes da empresa JAC Motors, da Estre, Gabriel Tenenbaum, diretor de Implementação para a América Latina da Rede C40; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Dario Luiz Dias Paixão; a secretária emérita do Meio Ambiente, Marilza Dias; os administradores regionais do Cajuru, Narciso Doro Júnior; e do Fazendinha/Portão, Gerson Gunha; o assessor de Articulações Políticas da Prefeitura, Lucas Navarro; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil, o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis,o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, a diretora de Serviços Especiais, Clarissa Grassi Dias, e a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; além dos vereadores Beto Moraes, João da 5 Irmãos e Mauro Bobato.

Fonte: Prefeitura de Curitiba