Está chegando a hora de os moradores da cidade decidirem quais são as 100 obras e serviços que eles mais querem ver implantados pela Prefeitura em 2025. Começa na próxima segunda-feira (24/6) a fase das reuniões regionais do Fala Curitiba – a consulta pública que, desde março, ouve a população sobre as prioridades mais desejadas para os bairros.

Serão duas reuniões por noite até sexta-feira (28/6), sempre a partir das 19h, para facilitar a participação de quem trabalha ou estuda durante o dia. Nesse período, a comunidade dos bairros de cada Regional elegerá as 10 intervenções que julgar mais importantes. As mais votadas farão parte da LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2025 e que a Prefeitura deverá cumprir.

“Participar das reuniões regionais é fundamental, pois elas definirão quais serão as demandas vitoriosas. Quanto maior a participação, mais chances de serem eleitas as prioridades que elas defendem. Isso porque os moradores vão aumentar o número de votos dados às propostas pela internet ou no Fala Móvel”, explica o presidente do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), Alexandre Matchinske, que coordena a consulta pública.
 
Hauer em campanha

Moradores e pessoas que trabalham no entorno da Rua Professor José Nogueira dos Santos, no Hauer, estão mobilizados pela pavimentação do trecho de aproximadamente 1.800 metros da via ainda revestidos com antipó – uma das propostas submetidas à votação pela comunidade da Regional Boqueirão.

Com características residencial e comercial, a via começa na Rua Coronel Luiz José dos Santos, em frente da Igreja Nossa Senhora das Vitórias, e se prolonga até a Linha Verde. A rua passa em frente ou bem perto de espaços de uso coletivo como a Igreja Ucraniana São Josapha, o Centro de Educação Integral Mundo Para Todo Mundo, o Farol do Saber Fernando Pessoa e a Escola Municipal Guilherme Butler, o Colégio Vila Militar Pirâmide do Saber e o Bosque Reinhard Maak.

Em 2019, o programa Asfalto no Saibro garantiu a pavimentação entre a Linha Verde e Frei Henrique de Coimbra. Resta o trecho entre a Frei Henrique e a Coronel Luiz José dos Santos, constantemente visitado pelas equipes de manutenção da Prefeitura para levar o serviço de tapa-buraco.

Conhecendo o Fala Curitiba

“Estávamos desacreditando da possibilidade de conseguir o asfalto até que, no começo do ano, encontrei com o (vice-prefeito) Eduardo Pimentel e expus a nossa frustração. Falei para ele que, no ano passado, poucos participaram e a sugestão não foi pra frente. Então ele orientou que eu organizasse os moradores para o Fala Curitiba e está dando certo: já somos mais de 400 envolvidos diretamente nesse esforço”, lembra Kátia Priscila do Espírito Santo, que é síndica de um condomínio de apartamentos próximo do local.

Para ela, se a rua fosse asfaltada, ajudaria a desafogar o tráfego. “É uma paralela à Paulo Setúbal e, lisa e sem buracos, pode ser tão importante quanto ela”, conta. Sua meta, agora, é “encher de gente a reunião final e garantir a nossa obra”.

A comunidade participa

A campanha iniciada por Kátia deu certo e sensibilizou a vizinhança, que se identifica com o objetivo comum. É o caso de Pâmela Cristina dos Santos, que trabalha na área de eventos e, por conta própria, mandou confeccionar um banner sobre a votação.

A peça de divulgação foi colocada na parede externa da Panificadora Santa Rita, em uma esquina com a rua que os moradores querem ver asfaltada. Abaixo dela, uma mesa com fôlderes da Prefeitura, contendo informações sobre o Fala Curitiba, está à disposição da clientela. “É uma forma de ajudar”, diz Alessandra Archangelo, proprietária do local.

Assim como Alessandra, também já deixaram seu voto na consulta pública Pâmela e Kátia – que garantem presença na reunião do dia 28 de junho -, o diretor da Escola Pirâmide do Saber, Valdemiro Dusi Júnior, e o dono da gráfica Primagraf, Nilo Lovis. Os dois estabelecimentos ficam na rua que está na fase final de votação. “Para quem precisar, daremos carona até o local de votação”, adianta Lovis. Dusi também divulga a estratégia de aprovação na comunidade escolar. “É do interesse de todos”, diz.

Internet e Fala Móvel

Enquanto acontecem as reuniões, ainda será possível registrar o voto pelo site do Fala Curitiba ou nas unidades itinerantes do Fala Móvel. Esses votos também serão somados aos que forem dados nas reuniões presenciais, mas somente até o dia anterior da reunião presencial.
Últimos dias para votar no Fala Curitiba

Até quando participar pelo Fala Móvel?
Até o último dia antes da respectiva reunião regional. Nesta semana, o Fala Móvel circulará até sexta-feira e, na semana seguinte, até quinta-feira.

Até quando participar pelo site do Fala Curitiba (véspera de cada reunião regional final)?
23/6 (domingo) – Tatuquara e Bairro Novo
24/6 (segunda-feira) – Pinheirinho e CIC
25/6 (terça-feira) – Boqueirão e Cajuru
26/6 (quarta-feira) – Portão/Fazendinha e Santa Felicidade
27/6 (quinta-feira) – Matriz e Boa Vista
Datas e locais das reuniões regionais do Fala Curitiba (encerramento da participação):

24/6 (segunda-feira)
Tatuquara - Administração Regional (Rua Olivardo Konoroski Bueno, esquina com Rua Presidente João Goulart)
Bairro Novo – Administração Regional (Rua Tijucas do Sul, 1.700)

25/6 (terça-feira)
Pinheirinho – Administração Regional (Av. Winston Churchill, 2.033)
CIC – Administração Regional (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460)

26/6 (quarta-feira)
Boqueirão – Igreja Batista Shalon (Rua David Tows, 208)
Cajuru – Administração Regional (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)

27/6 (quinta-feira)
Portão/Fazendinha – Rua da Cidadania (Rua Carlos Klemtz, 1.700)
Santa Felicidade – Rua da Cidadania (Rua Santa Bertila Boscardin, 213)

28/6 (sexta-feira)
Matriz - Setor de Orgânicos do Mercado Municipal (Rua da Paz, 608)
Boa Vista – Administração Regional (Av. Paraná, 3.600)

*** Todas as reuniões começam às 19h.

Fonte: Prefeitura de Curitiba