O trabalho feito pelos funcionários do Horto Municipal do Guabirotuba no plantio das flores que embelezam as ruas, parques e praças de Curitiba ganhou um reforço nesta terça-feira (18/6). O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel fizeram a entrega de uma máquina semeadora para ser utilizada no local.

O evento também contou com o lançamento do início dos testes dos caminhões elétricos na coleta de resíduos urbanos de Curitiba.

“Essa máquina é a semeadora da beleza de Curitiba”, celebrou o prefeito Rafael Greca.

O equipamento foi comprado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, com o investimento de R$ 333,6 mil. A máquina vai otimizar a produção de flores no Horto do Guabirotuba, pois fará a automação total da etapa produtiva de semeadura de flores, cumpre com folga a demanda atual de semeadura de 3 milhões de flores por ano.

“O serviço realizado pela máquina em meia hora corresponde a cerca de dois dias trabalhados pelo funcionário até então, além de ser mais ergonômico e menos desgastante, permitindo que o trabalhador auxilie em outras tarefas no horto”, explica o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

A máquina é capaz de alimentar de forma automática a linha de produção com bandejas vazias, carregar as 450 células com substrato, realizar a semeadura com eficiência e homogeneidade, cobrir as sementes, irrigar e empilhar as bandejas prontas no final da linha de produção. São semeadas cerca de 70 a 80 mil sementes por semana, e em torno de 320 mil por mês, no Horto do Guabirotuba.

Além da otimização do tempo e do bem-estar do trabalhador, a semeadora aperfeiçoa a qualidade da produção, por entregar uma semeadura mais uniforme e com melhor aproveitamento das sementes.

Educação Ambiental

Convidados para a cerimônia de entrega do equipamento, os alunos da Unidade de Ensino Integral da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva receberam uma aula de educação ambiental com o prefeito Rafael Greca, e aprenderam sobre o ciclo das plantas, iniciado na semeadura.

Presenças

Participaram da entrega da semeadora ao Horto Municipal do Guabirotuba o diretor de Estratégias da Volvo para América Latina, Alan Holzmann; o diretor de Assuntos Corporativos, Alexandre Parker; representantes da empresa JAC Motors, da Estre e da Rede C40; o secretário municipal do Meio Ambiente, Ibson Campos; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Dario Luiz Dias Paixão; a secretária emérita do Meio Ambiente, Marilza Dias; os administradores regionais do Cajuru, Narciso Doro Júnior, e da Fazendinha/Portão, Gerson Gunha; o assessor de Articulações Políticas da Prefeitura, Lucas Navarro; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis; a diretora de Serviços Especiais, Clarissa Grassi Dias; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; e os vereadores Beto Moraes, João da 5 Irmãos e Mauro Bobato.

 Fonte: Prefeitura de Curitiba