O prefeito Rafael Greca, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, entregou nesta quarta-feira (19/6) a Unidade de Saúde Atuba, no Bairro Alto, completamente reformada. A obra durou cinco meses.

O investimento foi de R$ 1,1 milhão, entre recursos da Prefeitura de Curitiba, com emendas do vereador Hernani da Silva, que estava presente, e do então deputado federal Luizão Goulart, em 2022.

A estrutura conta com 11 consultórios, duas salas de espera, uma sala de vacina, três banheiros (dois deles para pessoas com deficiência) e uma clínica de odontologia. Há 18.547 usuários cadastrados na unidade.

Durante a cerimônia, Greca lembrou que a unidade Atuba foi a segunda de Curitiba a ser construída, em 1974. Segundo ele, a reforma tornou o prédio ainda mais amplo e confortável.

“É uma unidade que contempla os fundamentos do Sistema Único de Saúde”, afirmou o prefeito.

“Ficou uma maravilha”, reforçou a aposentada Rosa Clemência de Lima, que foi à unidade de saúde com queixa de dores nas pernas. “A equipe é um amor”, disse, ao lado da técnica de enfermagem Rita Santos.

A equipe conta com 56 servidores. Entre eles, 12 médicos generalistas, cinco enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem e três cirurgiões dentistas.

Serviços executados

“Tudo foi trocado”, ressaltou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. “A comunidade usa muito esta unidade e ela terá mais aconchego”, acrescentou.

Entre os serviços executados, houve troca de piso e rodapé de paviflex para granitina, em toda a unidade; pintura interna e externa; instalação de lavatórios; substituição total da fiação elétrica e de lógica; e melhoria na ergonomia dos consultórios.

Também foram realizadas a reconstrução da calçada ao redor da unidade e adequação de rampas para acessibilidade; revisão nas esquadrias metálicas; e substituição de luminárias.

A reforma ainda teve a mudança do local da farmácia, incluindo a instalação de guichê para dispensação de medicamentos com área de espera dos usuários em local onde não há grande circulação de pessoas.

A unidade agora tem um novo layout de recepção, com balcão para atendimento e guichê para cadeirantes; adequação de rede pluvial e de esgoto; e ampliação da varanda frontal.

O muro foi substituído por grade. Houve substituição do madeiramento da cobertura e troca total das telhas de fibrocimento por telhas metálicas tipo sanduíche.

Ainda foram instaladas pastilhas nas paredes internas e trocadas todas as portas internas e externas e fechaduras, além de grelhas nas calçadas.

Revitalizações

A clínica de odontologia da Unidade de Saúde Atuba já havia sido reformada anteriormente. Hoje, Curitiba conta com 106 clínicas de odonto já reformadas. Apenas uma – a última – está em obras, a Vila Machado (leia mais abaixo), no Pinheirinho.

Foram revitalizadas e entregues dez unidades de saúde em 2023/2024: Irmã Tereza Araújo (Boqueirão), Campina do Siqueira (Santa Felicidade), Trindade (Cajuru), Augusta (CIC), Salvador Allende (Bairro Novo), Ouvidor Pardinho (Matriz), Camargo (Cajuru), Estrela (Portão) e Bacacheri (Boa Vista).

Na única unidade em obras no momento, a Vila Machado, o atendimento de pré-natal é direcionado para a Unidade Vila Feliz (Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo). Para os demais atendimentos, os usuários podem procurar as unidades Parque Industrial ou Vila Feliz.

As reformas qualificam a assistência à saúde da população, uma vez que promovem melhorias nas estruturas das unidades, impactando positivamente no serviço oferecido.

Considerando desde 2017, primeiro ano da gestão Greca, já foram implantados cinco novos equipamentos na área da Saúde (UPA Tatuquara, US Jardim Aliança, US Umbará II, Caps Tatuquara e Casa Irmã Dulce).

Outros 56 equipamentos foram revitalizados; 106 clínicas de odontologia, reformadas; houve melhorias em mais de 100 equipamentos, num investimento de cerca de R$ 34 milhões.

Presenças

A solenidade também contou com a presença da deputada estadual Márcia Huçulak; da administradora regional do Boa Vista, Janaina Lopes Gehr; da supervisora do Distrito Sanitário do Boa Vista, Vânia Demogalski Buba; da autoridade sanitária local da unidade de saúde Atuba, Silmara Antunes; servidores e profissionais de saúde.

Fonte: Prefeitura de Curitiba