Evento realizado na capital paranaense desde 2015, a mostra cultural Traços Curitibanos agora faz parte do calendário de Curitiba oficialmente. A lei municipal que a inclui na agenda da cidade foi sancionada no dia 18 de outubro pelo prefeito Rafael Greca. O projeto que permitiu com que isto acontecesse foi aprovado pelos vereadores e vereadoras na semana passada.

Já tradicional na área cultural, a mostra reúne ilustradores, quadrinistas, animadores e cartunistas da cidade. A Traços Curitibanos é promovida a cada dois anos e é um local privilegiado para que esses artistas possam expor seu trabalho e registrar a história das artes no município. A iniciativa da proposta que deu origem à lei municipal 16.406/2024 é do vereador Nori Seto (PP).

A 5ª edição da Traços Curitibanos foi realizada neste ano, ocupando todo o Solar do Barão, que abriga a Gibiteca, o Museu de Fotografia e o Museu de Gravura, além de atividades na Cinemateca de Curitiba e no Cine Passeio. Três edições do evento já concorreram ao título nacional de Melhor Exposição do Troféu HQMIX, reconhecido como o “Oscar dos Quadrinhos no Brasil”. Quando defendeu sua iniciativa em plenário, o vereador destacou que o evento foi abraçado pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o pessoal do setor da ilustração.

“O objetivo é expor as obras dos artistas locais, valorizando o cenário local. Em abril deste ano, a Traços Curitibanos completou uma década de existência, servindo para destacar a produção nas áreas da ilustração, dos quadrinhos, da caricatura e da animação. Esta mostra é organizada no espaço do Solar do Barão e circula posteriormente nas dez regionais da cidade, promovendo a descentralização do acesso à cultura de Curitiba”, disse, na ocasião.

Na prática, a inclusão da mostra no calendário oficial de Curitiba, por meio da lei 16.406/2024, aumenta o respaldo dos organizadores junto ao poder público, facilitando a mobilização de apoios para a realização das atividades. Pela norma, a Mostra Traços Curitibanos deverá acontecer “preferencialmente nos anos pares”, mas sem data pré-definida.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba