Crianças da Educação Infantil do Centro Educacional Kids estiveram na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na manhã desta quarta-feira (23), para entregar doações ao Programa Tampinha Paraná. O grupo de 16 alunos de 5 e 6 anos vieram acompanhados da proprietária da instituição, Renata Jansen Picheth; e das professoras Francieli da Silva Lourenço, Carla Molinari, Silvia Pilatti, Amanda Ribeiro e Nicoly Fabrini.

“Obrigado pela parceria, pela ajuda. E à criançada, obrigado por coletarem as tampinhas e trazerem para a gente aqui, nesta manhã”, declarou o presidente Marcelo Fachinello (Pode), que firmou, em junho do ano passado, a parceria com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que é responsável pela iniciativa. “Parabéns a todos, belo trabalho”, complementou Mauro Ignácio (PSD).

A ação solidária “destina as tampinhas para o Asilo São Vicente de Paulo, e desta forma, o asilo pode fazer com que a venda deste produto, que antigamente era apenas descartado, possa gerar receita para comprar fraldas e outros itens que ajudam no dia a dia”, disse Bruno Pessuti (Pode), que anunciou a entrega do material pelas crianças. “[É] um exercício de cidadania”, afirmou o vereador.

Crianças do Centro Educacional Kids entregam tampinhas na CMC.Pessuti destacou a importância da campanha “para que, não só essas nossas crianças, que são o futuro da cidade de Curitiba, mas com o exemplo que elas levam para as suas casas e que as pessoas que tiverem acesso a essa notícia no dia de hoje, vejam a importância de cada um fazer a sua parte na reciclagem do lixo, dos resíduos, e do cuidado. Para que a gente possa ter um futuro melhor, uma sociedade melhor, uma sociedade mais justa, ela também passa e começa pelas crianças”, concluiu.

O material arrecadado é comercializado com empresas especializadas em reciclagem e se transformam em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos. A Câmara de Curitiba possui dois pontos de coleta, nas entradas dos Anexos 1 e 2. As doações podem ser depositadas não só pelos servidores, vereadores e funcionários terceirizados da Casa, mas também pela população em geral. 

Além de tampinhas de garrafa pet, a campanha arrecada outros tipos de tampas plásticas, como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido); e outros produtos (pacote de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, canetas etc.). 

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba