Nesta quarta-feira (8), às 14h, a Câmara Municipal de Curitiba realizará a posse de três vereadores suplentes. João da 5 Irmãos (MDB), Rodrigo Marcial (Novo) e Sargento Tânia Guerreiro (Podemos) assumirão as vagas deixadas por Professor Euler (MDB), Amália Tortato (Novo) e Marcelo Fachinello (Pode), que passaram a compor a equipe do prefeito Eduardo Pimentel (PSD).

Os vereadores Marcelo Fachinello e Amália Tortato foram nomeados, respectivamente, para as Secretarias do Governo Municipal e de Desenvolvimento Humano, enquanto o Professor Euler assumirá a Secretaria de Esportes.

Suplentes retomam atividades na Câmara com experiência legislativa

João Carlos Rodrigues, o João da 5 Irmãos, é natural de Curitiba, comerciante e contador formado pela PUC-PR, com pós-graduação em Marketing Estratégico. Seu apelido vem da tradição familiar no comércio, com o Bar e Mercearia 5 Irmãos, fundado em 1986. Eleito vereador pela primeira vez em 2020, João é conhecido por sua atuação social, como os projetos “Verdura Solidária” e “Circuito Social Skate”, que promovem inclusão e oportunidades para famílias de baixa renda e jovens atletas. Seu mandato será voltado para o fortalecimento de políticas públicas, esporte e empreendedorismo, com transparência e interação com a população. Nas eleições de 2024, conquistou 5.396 votos pelo partido MDB.

Sargento Tânia Guerreiro retorna à Câmara para o seu segundo mandato. Formada em Pedagogia, com especialização em Metodologia para o Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, a parlamentar tem mais de 30 anos de atuação no combate à pedofilia e ao abuso infantil. É autora de quatro manuais sobre a prevenção de abuso sexual de menores e se destacou em seu primeiro mandato por defender causas sociais. Na eleição de 2024, recebeu 5.064 votos pelo partido Podemos.

Rodrigo Marcial, de 31 anos, é ex-vereador e retorna à Câmara como representante do partido Novo. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Economia pela FAE Business, ele é professor universitário e fundador da “Escola de Curitiba”. Durante sua atuação anterior no Legislativo, Marcial focou em propostas voltadas à educação e gestão pública. Recebeu 2.324 votos na última eleição pelo partido Novo.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba